"Na madrugada todo mundo vira poeta, as coisas funcionam de forma diferente porque é nessa hora que as coisas começam a perder a forma." PC Siqueira.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OUTUBRO... E O HALLOWEEN

            A noite de 31 de Outubro, véspera do Dia de Todos os Santos e o de Finados: é quando os fantasmas retornam para o lar. Essa era a crença nos povos antepassados da Grã-Bretanha e da Irlanda. Formou-se assim o Halloween, ou Dia das Bruxas, que infelizmente, não foi aderido oficialmente sua comemoração no Brasil - como no caso do Carnaval, por exemplo - da mesma forma que nos Estados Unidos (Eu, particularmente, queria muito que fosse, com uma forma mais divertida e nada de melancólica...).


A ORIGEM E A DIFUSÃO

          A palavra Halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro.Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas.
     Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.

           Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes, que saíam pelas ruas vestidos com algum traje fantasmagórico e recitando a frase "Tricks or Treats?" (Travessuras ou Gostosuras?) a pedido de doces.



       Seria simplesmente demais sair por aí vestido de alguma criatura da noite ou coisa parecida e ir batendo de porta em porta nas casas da vizinhança gritando "Doces ou Travessuras?" e coletando doces em plena luz das estrelas.
           Apesar de sempre haver alguns anúncios de festas à fantasias do Dia das Bruxas por aí no Brasil, não é a mesma coisa. O ideal seria catar muitas guloseimas ou tirar a calma dos vizinhos... Isso sim seria mesmo emocionante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário